Uma falha em um site da empresa de telecomunicação Vivo expôs as informações pessoais de pelo menos 24 milhões de clientes. O problema foi descoberto pelo grupo de pesquisadores de segurança Whitehat Brasil, que busca identificar brechas em sites que dispõe de grandes bases de dados. Reportado inicialmente pelo site Olhar Digital e confirmado pela Folha de S. Paulo, o furo de segurança que expunha milhões de brasileiros estava presente na página "Meu Vivo". É por meio dela que clientes acessam seu perfil e podem ver detalhes dos serviços prestados pela empresa - internet, telefonia fixa, celular ou Tv paga. O site saiu do ar no início da tarde de ontem, provavelmente para corrigir o problema. Até então, era possível obter as seguintes informações de clientes da Vivo: endereço, telefone e celular, data de nascimento, CPF e nome da mãe. Batava procurar pelo nome de qualquer pessoa. A Vivo informa que está apurando o caso e que "revisa constantemente as políticas e os procedimentos de segurança".
Um dos pesquisadores da Whitehat Brasil, que preferiu não se identificar, afirmou á Folhapress que o erro encontrado na página da Vivo era "tosco" e "bem besta". Disse ainda que descobriu o erro quase sem querer.